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A alimentação na prevenção da gripe A

April 4, 2016

A gripe A causada pelo vírus H1N1 que já atingiu 11 estados brasileiros e causou 46 mortes (8 em São Paulo) vem gerando muitas dúvidas sobre os riscos de contrair e formas de contágio, que pode ser pela boca, mãos e narinas.

Por isso, em tempos de epidemia devemos começar pela higiene. Algumas dicas simples como lavar as mãos com sabonete, fazer gargarejos com água morna e sal, higienizar as narinas com um cotonete umedecido também com água morna e sal podem ajudar a prevenir a contaminação.

 

Outro fator que ajuda na prevenção é o cuidado com a alimentação, principalmente para as pessoas dos chamados grupos de risco, como idosos com mais de 60 anos, crianças até dois anos, gestantes e lactantes, pois apresentam o sistema imunológico mais fragilizado.

 

Lembre-se, uma boa alimentação não significa comer demais tão pouco significa preparar pratos complexos. É no simples feijão, arroz, carnes, frutas, verduras e legumes que encontramos os nutrientes necessários para melhorar a resposta imunológica e estimular a resistência.

 

Todos os alimentos são importantes, mas alguns merecem atenção especial, pois, estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento, como é o caso dos citados abaixo.

 

Iogurte natural e leites fermentados com lactobacilos vivos (probióticos) são excelentes alimentos para o sistema imune, pois melhoram a saúde intestinal;

 

Alimentos fontes de vitamina C (limão, laranja, acerola, kiwi, abacaxi), zinco (ostras, carnes vermelhas, oleaginosas, cereais integrais), vitaminas do complexo B (cereais integrais, pão integral, quinua), ácido graxo ômega-3 (sardinha, atum, salmão), Vitamina E (abacate, amêndoas, óleos vegetais como milho, soja, azeite de oliva)  são importantes para o sistema imunológico;

 

O cogumelo Shiitake, o gengibre e o alho são excelentes antivirais e podem ser adicionados facilmente na rotina alimentar;

 

Não esqueça da hidratação. Tome pelo menos dois litros de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambiente seco, mantendo o organismo hidratado, ajuda prevenir o contágio;

 

Uma boa noite de sono tem função reparadora;

 

Evite ao máximo a ingestão de alimentos ricos em gordura, como carnes gordas, frituras, alimentos empanados. O leite também deve ser evitado pois  produz muito muco.

 

Além da alimentação é importante deixar os ambientes arejados, evitar locais aglomerados, incluir o álcool em gel no cotidiano, usar lenço descartável e não sair de casa se estiver doente.

 

Suco Imunizador

 

Ingredientes:
1 laranja descascada
1 xícara (de chá) de cenoura picadinha ou ralada sem casca
125ml de água filtrada ou fervida
1 colher (de sopa) de gengibre ralado

 

Modo de fazer:
Junte a laranja, a cenoura, a água e o gengibre no liquidificador.
Bata até ficar uniforme e sirva em seguida.

 

 

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