Ingredientes:

 

200g de manteiga, de preferência sem sal

Modo de preparo:

 

Coloque a manteiga em uma panela de inox ou vidro e aqueça a panela em banho-maria. O fundamental é que o fogo seja bem baixo para não queimar as partes sólidas, deixando um sabor residual no processo. O óleo, a água e os sólidos vão se separar em três camadas. Uma espuma de caseína em cima, um óleo amarelo transparente no meio, e uma suspensão aquosa de sólidos de leite no fundo. Com uma escumadeira, retire cuidadosamente a camada superior de caseína e reserve. Transfira o óleo amarelo para um recipiente de vidro previamente  esterilizado (fervido por 20 minutos), com auxilio de um funil e filtro de café ou gaze esterilizada garantindo a isenção total dos sólidos (proteína – caseína e açúcar – lactose).

 

Rendimento: Aproximadamente 150g de manteiga clarificada.

 

Dicas de armazenamento:

 

Prefira guardar a manteiga clarificada em recipientes de vidro escuro ou revestir o vidro com papel laminado. Como todos os óleos, ela é fotossensível e pode ficar rançosa rapidamente se exposta à claridade.

 

Dicas importante:

 

A manteiga ghee suporta temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas. Tempere sua manteiga com ervas e use em suas preparações diárias.

Rua Vergueiro, 3558 Cj. 507
 Chácara Klabin - São Paulo, SP 

adrianastavro@terra.com.br

Tel: (11) 96485 - 2323

© 2017 por Adriana Stavro Criado orgulhosamente por Sacchi Comunicação Integrada