Segunda sem carne Lançada em São Paulo em outubro de 2009, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), a Campanha Segunda Sem Carne visa conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo de produtos de origem animal (carnes vermelhas, brancas, embutidos, ovos, laticínios, mel, gelatina, entre outros) tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e ao planeta.

Por que deixar os grãos de molho?

Sempre que falo em não deixar os grãos de molho antes de consumir, muitos me perguntam se é para cozinhar mais rápido. Vou tentar explicar de uma forma bem simples a importância  de deixar grãos de molho. Todos sabem as vantagens de consumir grãos integrais, mas a gente sabe que tudo nesta vida tem um porém. Consumir grãos integrais de modo inadequado pode levar a vários efeitos colaterais, desde síndrome do intestino irritável até deficiência de minerais. O consumo de grãos integrais é sim altamente recomendado, mas para fazer bem a médio e a longo prazo é importante que sejam consumidos da maneira correta.

 

Boa parte dos grãos contém ácido fítico ou fitato, um inibidor enzimático, na sua camada mais externa. E como os grãos integrais não são previamente processados ou fermentados, este ácido não está neutralizado. O fitato dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, e pode impedir a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo. Por isso, o fitato é considerado um fator antinutricional de alguns alimentos.

 

Quando deixamos os grãos de molho, enzimas e outras substâncias neles presentes conseguem neutralizar o ácido fítico, fazendo com que as suas proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como o glúten, presente em alguns grãos. Agora que já sabemos da importância deste processo, basta tornar um hábito.

 

Deixar os grãos de molho é muito fácil:

 

 

 

Água filtrada com algumas gotinhas de limão ou vinagre por pelo menos 7h. Use sempre duas medidas de água para cada medida de grão, e aproximadamente uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água. Então, a partir de agora: lentilhas, feijão, grão de bico, quinoa, arroz integral, soja,  tudo de molho antes antes de ser consumido.

Arroz

Feijão

Grão de Bico

Soja

Linhaça

Quinua

Ervilha

Lentilha

Chia

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