Sim, o elemento principal de um ceviche é o peixe branco, mas não podemos desconsiderar o delicioso sabor da combinação dos outros quatro  ingredientes: o ácido do limão, a ardência da pimenta, a refrescância do coentro e o sal. Todos eles tem o seu papel especial neste prato que, quando feito com cogumelos, ficou muito interessante e não deixou nada a desejar!

Essa versão é ótima não só para vegetarianos, mas também é muito útil para quando você está com vontade dessa refrescante receitinha e não consegue encontrar peixe fresco. Para esta receita, contamos com a mãozinha do Pitada Jamaicano, que tem, além de muito limão, um toque de hortelã que dará um sabor ainda mais único e especial para este ceviche.

INGREDIENTES:

 

  • 200g cogumelo paris fresco

  • 100g cogumelo portobello

  • 100g shiitake

  • 1 cebola roxa

  • 1 punhado de folhas de coentro fresco

  • 1 colher (chá) de Sal Rosa do Himalaia

  • 1 pimenta dedo-de-moça fresca

  • 4 limões ou 150ml de suco

  • 3 cubos de gelo

MODO DE PREPARO:

 

Corte a cebola em camponesa ou meia-lua. Para o corte camponesa, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento. Apoie a parte lisa na tábua e elimine as duas pontas da cebola. Gire a cebola 90º, mantendo a base lisa apoiada, para cortar no sentido da largura. Corte bem fininho. Quanto mais fininho, mais gostoso ficará o ceviche!

 

Lave os cogumelos em água corrente para retirar resíduos de terra. Se quiser, descarte a pontinha mais dura do talo. Fatie os cogumelos, no sentido do comprimento, em tiras de 3mm mais ou menos. Pique grosseiramente as folhas de coentro e reserve. Fatie a pimenta finamente. Se desejar menos picante, remova as sementes.

 

Esprema os limões e reserve o suco. Em uma tigela grande, adicione os cogumelos, a cebola, a pimenta e o Sal Rosa do Himalaia e misture bem. Acrescente o suco do limão e os cubos de gelo e misture bem. Prove e, se necessário, corrija a acidez do limão e o sal.

Sirva com chips de tapioca. Basta fazer uma tapioca e deixar na frigideira até ficar bem crocante, depois é só quebrar em pedaços e servir junto com o ceviche! Ou ainda, sirva com chips de banana da terra, de batata-doce ou com uma espiga de milho cozido, fica delicioso!

porção: 4 pessoas

tempo: 15 minutos

Rua Vergueiro, 3558 Cj. 507
 Chácara Klabin - São Paulo, SP 

adrianastavro@terra.com.br

Tel: (11) 96485 - 2323

© 2017 por Adriana Stavro Criado orgulhosamente por Sacchi Comunicação Integrada