Buscar
  • nutricionistaadria8

PANC’s - Plantas Comestíveis


PANC’s, as chamadas Plantas Comestíveis Não Convencionais também conhecidas como plantas daninhas ou do mato, são plantas comestíveis, de baixo custo e fácil cultivo, ou seja, que germinam em qualquer tipo de terreno e até mesmo em ambiente doméstico. Com a mudança dos hábitos alimentares da população, muitos perderam o hábito de consumir e também plantar essas espécies, o que fez com que perdêssemos uma parte da nossa cultura alimentar. Porém atualmente muitos tem trabalhado para estudar mais sobre essas espécies e novamente estimular o consumo das mesmas, tanto por fatores nutricionais, tanto para serem usadas como ferramenta para combater a fome no mundo. Um exemplo de PANC’s é a Taioba (Colocasia antiquorum), é uma hortaliça muito comum na região de Minas Gerais. Rica em Vitamina A, B e C também contén ferro, cálcio e potássio na sua composição nutricional.


Outro exemplo é a Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), uma planta típica em Minas Gerais, suas folhas e frutos servem como alimento. A Ora-pro-nóbis é rica em ferro e antigamente era utilizada para tratar anemias. Além disso, as folhas são ricas em fibras o que ajuda o trânsito intestinal, em proteínas de alto valor biológico como a lisina que pode ser usada como ferramenta para a dieta de vegetarianos e veganos, vitaminas A, B e C, magnésio, cálcio e fósforo.


Temos muitos outras PANC’s como Begônia. Suas flores podem ser consumidas cruas em saladas. Também caem bem com geleias e mousses.


Dente-de-leão (Taraxacum officinale), possue vitaminas A e C, e as flores e folhas podem ser consumidas. As raízes torradas também podem compor uma bebida.


Vinagreira ( Hibiscus sabdariffa), as folhas jovens e as pontas dos ramos são comestíveis, assim como a flor e as sementes. Pode ser consumida crua, refogada ou cozida.


Serralha (Sonchus oleraceus), fonte de vitaminas A, D e E e pode ser utilizada em saladas, seu sabor é parecido com o do espinafre.


Araçá do campo (Psidium guineense Sw.), da família da goiaba, a fruta possui vitamina A, B e C, antioxidantes, carboidratos e proteínas.



6 visualizações

Rua Vergueiro, 3558 Cj. 507
 Chácara Klabin - São Paulo, SP 

adrianastavro@terra.com.br

Tel: (11) 96485 - 2323

© 2017 por Adriana Stavro Criado orgulhosamente por Sacchi Comunicação Integrada