Buscar
  • nutricionistaadria8

Saiba como manter sua saúde cuidando do intestino!



Um campo na ciência que vem crescendo cada vez mais é o estudo da microbiota. Esse termo representa um conjunto de micro-organismos que se localizam em um ambiente previamente estabelecido, sendo que, nos seres humanos, estão presentes no intestino, nas camadas profundas da pele, na boca e assim por diante. A microbiota mais importante em termos de saúde é a intestinal. Acredita-se que a nossa microbiota seja composta por trilhões de bactérias, de mais de mil espécies diferentes, e isso varia de pessoa para pessoa.


É importante entender que cada pessoa tem uma microbiota exclusiva que, de forma geral, desempenham as mesmas funções fisiológicas que influenciam na saúde. No intestino, as bactérias benéficas auxiliam no processo digestivo de determinados alimentos. Assim, a absorção dos nutrientes presentes nesses alimentos é facilitada.


A conversão das vitaminas K, B1, B2 e B12 acontecem exclusivamente com o auxílio das bactérias que compõem a microbiota intestinal. Por conta disso, o desequilíbrio desses micro-organismos pode desencadear deficiências nutricionais.Em torno de 70 a 80% do nosso sistema imunológico encontra-se no intestino. Por conta disso, uma microbiota saudável interfere positivamente nas respostas de defesa contra doenças, agindo de forma preventiva.


A alimentação é um dos principais fatores a serem modulados para promover a saúde intestinal.

Procure um profissional nutricionista para avaliar como esta sua dieta e assim manter seu intestino saudável.


19 visualizações

Rua Vergueiro, 3558 Cj. 507
 Chácara Klabin - São Paulo, SP 

adrianastavro@terra.com.br

Tel: (11) 96485 - 2323

© 2017 por Adriana Stavro Criado orgulhosamente por Sacchi Comunicação Integrada