top of page
Buscar
  • Adriana Stavro

A alimentação na prevenção da gripe A

A gripe A causada pelo vírus H1N1 que já atingiu 11 estados brasileiros e causou 46 mortes (8 em São Paulo) vem gerando muitas dúvidas sobre os riscos de contrair e formas de contágio, que pode ser pela boca, mãos e narinas.

Por isso, em tempos de epidemia devemos começar pela higiene. Algumas dicas simples como lavar as mãos com sabonete, fazer gargarejos com água morna e sal, higienizar as narinas com um cotonete umedecido também com água morna e sal podem ajudar a prevenir a contaminação.


Outro fator que ajuda na prevenção é o cuidado com a alimentação, principalmente para as pessoas dos chamados grupos de risco, como idosos com mais de 60 anos, crianças até dois anos, gestantes e lactantes, pois apresentam o sistema imunológico mais fragilizado.


Lembre-se, uma boa alimentação não significa comer demais tão pouco significa preparar pratos complexos. É no simples feijão, arroz, carnes, frutas, verduras e legumes que encontramos os nutrientes necessários para melhorar a resposta imunológica e estimular a resistência.


Todos os alimentos são importantes, mas alguns merecem atenção especial, pois, estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento, como é o caso dos citados abaixo.


Iogurte natural e leites fermentados com lactobacilos vivos (probióticos) são excelentes alimentos para o sistema imune, pois melhoram a saúde intestinal;


Alimentos fontes de vitamina C (limão, laranja, acerola, kiwi, abacaxi), zinco (ostras, carnes vermelhas, oleaginosas, cereais integrais), vitaminas do complexo B (cereais integrais, pão integral, quinua), ácido graxo ômega-3 (sardinha, atum, salmão), Vitamina E (abacate, amêndoas, óleos vegetais como milho, soja, azeite de oliva) são importantes para o sistema imunológico;


O cogumelo Shiitake, o gengibre e o alho são excelentes antivirais e podem ser adicionados facilmente na rotina alimentar;


Não esqueça da hidratação. Tome pelo menos dois litros de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambiente seco, mantendo o organismo hidratado, ajuda prevenir o contágio;


Uma boa noite de sono tem função reparadora;


Evite ao máximo a ingestão de alimentos ricos em gordura, como carnes gordas, frituras, alimentos empanados. O leite também deve ser evitado pois produz muito muco.


Além da alimentação é importante deixar os ambientes arejados, evitar locais aglomerados, incluir o álcool em gel no cotidiano, usar lenço descartável e não sair de casa se estiver doente.


Suco Imunizador


Ingredientes: 1 laranja descascada 1 xícara (de chá) de cenoura picadinha ou ralada sem casca 125ml de água filtrada ou fervida 1 colher (de sopa) de gengibre ralado


Modo de fazer: Junte a laranja, a cenoura, a água e o gengibre no liquidificador. Bata até ficar uniforme e sirva em seguida.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page