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  • Adriana Stavro

TIPOS DE BATATAS


Frita, assada, cozida, em conserva – são muitas as maneiras de se preparar a batata, que é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo e também um dos mais versáteis. Muitas pessoas, no entanto, por acreditarem que a batata engorda, têm diminuído o consumo. Embora a batata seja de fato rica em carboidratos, é importante saber que ela também fornece energia de maneira rápida e pode fazer parte do seu cardápio, desde que seja consumida com moderação e preparada sem excesso de gordura e sal.


TIPOS DE BATATAS

No mundo todo, existem mais de 5 mil tipos de batatas já identificados por pesquisadores, sendo que somente na América Latina são mais de 3 mil as variedades à nossa disposição. Aqui no Brasil, alguns dos tipos encontrados à venda são a batata inglesa, asterix, baraka, caesar, bolinha, bintje, yacon, batata baroa, batata doce, monalisa e ágata.


BATATA INGLESA

A batata inglesa tem mais calorias que a batata doce e a batata yacon, e como é composta em grande parte por carboidratos, seu consumo deve ser moderado.


BATATA DOCE

Mais nutritiva que a inglesa, a batata doce é um dos alimentos favoritos de quem pratica atividade física e precisa de energia rápida. E apesar de serem adocicadas, as batatas doces são versáteis podem ser cozidas ou assadas. Para obter os benefícios da batata doce sem aumentar as calorias, prefira o consumo dela ao natural, sem acréscimo de açúcar ou outros acompanhamentos calóricos.

BATATA YACON

Também conhecida como “batata para diabéticos”, a batata yacon se caracteriza por possuir muita água e um baixo teor de carboidratos. Com mais de 90% de água e somente 8% de carboidratos, a batata yacon ainda é rica em inulina, um tipo de fibra que a torna um excelente alimento para quem precisa emagrecer, pois fornece saciedade com menos calorias que a batata tradicional. A batata yacon também é famosa por seus benefícios à saúde, que incluem o controle do diabetes, a diminuição dos níveis de colesterol e a melhora do funcionamento do intestino. E ao contrário das batatas convencionais, a batata yacon deve ser consumida crua (como uma fruta) ou na forma de suco.

BATATA BAROA

Conhecida como mandioquinha ou batata salsa, a batata baroa é mais nutritiva que a batata inglesa, apresentando propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes que a tornam um excelente alimento. Ótima para o preparo de sopas e purês, a batata baroa também é indicada para bebês e idosos, pois possui fácil digestão.

DICAS

  • Além de ser menos calórica que o pão, a batata (em todas as suas versões) não contém glúten e seu teor de gordura é quase insignificante. Portanto, para emagrecer e manter a saúde, alterne o pãozinho do café da manhã com a batata doce, a batata yacon ou a batata baroa, que são os tipos mais nutritivos.

  • Uma batata doce cozida com uma pitada de sal de ervas é um excelente lanche pré-treino.

  • Evite comer batata com arroz, pois muito provavelmente você acabará consumindo carboidratos em excesso e ganhando peso. Escolha somente um dos dois.

  • Troque a manteiga do purê de batata por azeite extra virgem, e o leite integral pela versão desnatada ou um leite vegetal.

  • Troque a batata frita pela batata assada. Basta lavar e cortar as batatas no sentido do comprimento (escolha a espessura de sua preferência), polvilhar com sal de ervas, pimenta do reino, alecrim e levar ao forno. Deixe assar por 40 minutos e sirva com salada de folhas.






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